terça-feira, 12 de julho de 2016

Instalando o Shaders Mod


O Shaders Mod permite grandes modificações nos gráficos do Minecraft, como iluminação dinâmica; sombras; ondas na água; raios solares; vento nas folhas; profundidade de campo, entre outras.

A base do mod é integrado com o Optifine. Para utilizar dos recursos acima é necessário baixar um shader pack (semelhante a um pacote de recursos). Existem diversos pacotes de shaders feitos pela comunidade, uns mais simples, outros com mais recursos. Você pode escolher aquele que achar melhor.

Porém, como esperado, esse mod pode ser extremamente pesado para o seu computador, dependendo do shader pack o jogo pode pesar mais de 10 vezes que o comum. Ele requer uma boa placa de vídeo e um bom processador para funcionar corretamente.



O Shaders Mod está incluso no Optifine

Instalando um Shader Pack

1. Escolha um ShaderPack e baixe. Geralmente há várias versões do mesmo shader, indo do Low / Lite (mais leve) até o High / Extreme (mais pesado). Escolha a versão que seja mais adequada para o seu computador.

2. Com o Optifine instalado, no menu do jogo vá em opções de vídeo

3. Clique em Shaders...

4. Clique em Shaders Folder, a pasta shaderpacks vai abrir

5. Coloque aqui o arquivo .zip do shaderpack que você baixou

6. Voltando ao jogo, o pacote de shader vai aparecer na lista, selecione e clique em concluído. Entre em um mundo e ele já estará funcionando


Melhorando o Desempenho

É possível diminuir ou aumentar a qualidade da renderização do shader.
A opção Render Quality é a que mais afeta o desempenho, 1x é o padrão. Em 0.5x a qualidade fica bem ruim, mas com um bom desempenho. Em 2x a qualidade fica muito boa, mas o jogo fica bem pesado.
O ShadowQuality afeta a qualidade da sombra e também quanto maior, mais pesado.



Clicando em Shader Options podemos ativar ou desativar recursos do shaderpack. Essas opções são diferentes para cada pacote. Algumas opções tem grande impacto na performance e nos gráficos do jogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.