domingo, 25 de novembro de 2012

mudança de domínio

Mudamos nosso dominio devido a um pequeno erro de digitação, de tutoriasminecraftbr.blogspot.com.br para tutoriaisminecraftbr.blogspot.com.br - por isso algumas pesquisas no google retornem para a página antiga que não existe, não sendo possível acessar o antigo.

As pesquisas do google vão voltar em breve quando o índice for reindexado.

domingo, 18 de novembro de 2012

Novidades da atualização 1.5

Vou falar o que tera de novo na atualização 1.5, essa atualização será lançada em janeiro ou fevereiro de 2013.
Essa atualização será a Redstone Update.

Redstone:

Dropper: é parecido com o ejetor tanto sua skin como sua função, se ativado por redstone, o item que estiver dentro dele sera dropado, a diferença de um ejetor para ele é que se houver uma flecha dentro dele por exemplo, ela será dropada e não disparada, uma das utilidades dele é usa-lo junto com o funil.


Bloco comparador: ele funciona de uma forma parecida com o repetidor, (como o modelo também é bem parecido) se no ponta A ele recebe uma carga menor que o ponto B ele será ativo e enviará uma carga redstone para frente, caso contrário ele não ativará. A tocha de redstone que fica na frente pode ser ativa com o botão direito do mouse, eu ainda não sei o que isso faz mas se você souber pode deixar um comentário. A função mais interessante é muito complicado de se explicar, por exemplo, ele detecta itens de um baú e manda um sinal de redstone. Veja a wiki do minecraft para entender melhor.




Detector de luz do dia: ele detectará a intensidade da luz do dia e mandará um sinal redstone correspondente a essa intensidade. Agora poderemos fazer casas que a luz se acende automaticamente ao anoitecer.






Bloco de funil: esse bloco serve para descarregar qualquer item de algum lugar, um exemplo é um minecart com baú, quando esse minecart cai encima  desse bloco ele sugará os itens que estão destro do minecart para dentro dele ou para dentro de outro baú.




Baú de armadilha: ele parece muito com um baú normal, como também funciona como um baú normal, a diferença é que quando um jogador abri-lo ele mandará uma carga redstone. Um exemplo de armadilha é: quando um jogador usar esse baú uma TNT ativará e explodirá matando-o.

Diferença entre um baú normal (á direita) e um baú de armadilha (á esquerda).


Um exemplo de como funciona o baú de armadilha, quando aberto ele ativará a TNT.


Placas de peso: ele tem duas versões, uma de ouro (versão leve) e uma de ferro (versão pesada). Funciona da seguinte maneira: ao jogar um item encima dessas placas de peso elas ativarão uma carga de redstone, quanto mais itens mais forte será a carga de redstone. A diferença entre a de ouro e a de ferro é que a placa de peso de ouro precisa de menos itens para gerar uma grande carga de redstone, já a de ferro precisa de um numero exagerado de itens para ser ativo.


A diferença entre a de ferro e a de ouro, as duas tem uma pilha completa de esmeraldas.

Bloco de redstone: ele pode ser bastante útil para armazenar aquele monte de redstone ocupando espaço no baú, mas também pode ativar redstone em algum mecanismo.


Novo minério: foi adicionado um novo minério que é encontrado apenas no nether. Esse minério é o quartzo do nether. Ele serve para criar alguns itens como o bloco comparador e o detector de luz do dia.




Possíveis melhorias no bloqueio de repetidor: o bloqueio de repetidor de redstone foi adicionado oficialmente na versão 1.4.2, eles talvez irão melhorar esse novo sistema.

Algumas correções de bugs na redstone: isso pode ser bom para quem usa bastante redstone, pois penso eu que existe alguns bugs que podem atrapalhar e ajudar as construções de alguem.

Melhorias do minecart:

Novos minecarts: esses são: minecart com TNT, minecart com ejetor e minecart com um mob spamwer.


O minecart com TNT explode na hora quando ativado, diferente da TNT normal. Além de poder ser transportado para qualquer lugar no trilho.



O minecart com ejetor funciona da mesma forma que um ejetor, mas pode ser movido pelo trilho.

Trilho ativador: é usado para ativar a TNT e o ejetor do minecart.



Rescrita do motor de renderização:

Rescrita do motor: estão pensando em atualizar o motor do jogo pelo motivo de ele ter alguns bugs. Isso também significa que teremos um suporte para texturas de alta resolução, uma melhoria no FPS e um novo sistema de iluminação.
  • Suporte para texturas de alta resolução: agora cada bloco terá a sua própria textura, além de poderem ter uma textura animada.
  • FPS mais rápido: irão melhorar o jogo para ele obter um FPS mais alto.
  • Novo sistema de iluminação: novamente eles trabalharam no sistema de iluminação do jogo, isso já foi introduzido nas snapshots 12w39a/b (desenvolvimento de minecraft 1.4).

Outros:

Mobs: provavelmente não haverá novos mobs, pelo motivo de essa atualização ser focada para redstone.

Tijolo do nether (item): ele é obtido por queimar rocha do nether, coloque 2x2 dele numa mesa de trabalho ou até mesmo no inventário para obter o bloco de tijolo do nether.


Bloco de quartzo do nether: usado para criar itens de mecanismos de redstone ou como um bloco decorativo. Possui três tipos de bloco(normal, cinzelado e pilar), uma escada, e uma laje. Esse é o único bloco que é feito de quatro minérios de quartzo, diferente dos outros que são nove.

Um exemplo que eu fiz de como usa-lo.


Todos os tipos desse bloco.

sábado, 17 de novembro de 2012

Pequena carga de redstone

Vou mostrar como se faz um sistema que manda uma pequena carga de redstone, é bem simples.

O que ele faz:
Esse sistema é feito principalmente para pistões com slime. Quando você aperta um botão o pistão ativa e desativa tão rápido que o bloco que está a sua frente vai e fica em vez de voltar, ao apertar o botão novamente o pistão vai ativar e puxar o bloco de volta.

Exemplo:

Antes de ativo


Depois de ativo


 Quando ativo novamente


Você vai precisar de:
qualquer tipo de bloco
redstone
tocha de redstone
repetidor de redstone
pistão grudento (com slime)

Como fazer:
1º: Coloque um bloco com um botão, ligue duas redstones ao seu lado.


2º: Coloque repetidores na frente de cada redstone e um bloco na frente de cada repetidor, deixe o repetidor da esquerda com quatro de delay.


3º: Coloque uma tocha de redstone no bloco da direita e uma redstone no bloco da direita, do lado dessa redstone coloque outra tocha.


4º: A partir da tocha apagada puxe redstone até um pistão.


Pronto, agora é só criar algum mecanismo que utilize isso.