quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Minecraft



Minecraft é um jogo criado por Markus Persson. Ele é composto por cubos em um mundo infinito, não há objetivos e o jogador pode criar quase tudo que quiser, além da possibilidade de jogar multiplayer. Existe três modos de jogo: sobrevivência, hardcore e criativo.


  • Sobrevivência: como diz o nome, você terá que sobreviver, coletando recursos e construindo um abrigo para sobreviver a noite. Quando chega a noite o jogador deve estar bem preparado, com ferramentas e um abrigo para se esconder dos vários monstros que irão aparecer. Nesse modo o jogador tem uma barra de saúde e uma barra de fome, quando a barra de saúde chega a zero o jogador morre e se a barra de fome chega a zero o jogador levará dano até a morte se ele não comer nada.



  • Criativo: praticamente o oposto do modo sobrevivência, você não morre, não sente fome, os monstros não te atacam e você tem a habilidade de voar. Este modo de jogo é ótimo para quem quer testar sua criatividade, tendo muitas e muitas possibilidades de construção. Você vai notar que seu inventário é diferente, lá você pode pegar qualquer bloco, item etc.



  • Hardcore: é parecido com o modo sobrevivência, ele é mais difícil porque se você morre será obrigado a deletar seu mundo e começar outro.


Outros modos de jogo estão sendo trabalhados e podem vir em atualizações futuras, como modo aventura e  capture the flag.
OBS: o modo aventura já pode ser acessado digitando o comando /gamemode 4, nele você não pode destruir nenhum bloco, só podendo ativar botões, alavancas etc.

Também existe uma variedade de recursos baixados pela internet para o jogo, como mods, texture packs, skins e mapas.


  • Há muitos mods (modificações) para a escolha do jogador, os mods adicionam itens, monstros, animais etc.
  • Os texture packs alteram as texturas do jogo, desde o menu até aos itens e blocos.
  • As skins nada mais são do que o personagem em que o jogador joga.
  • E os mapas são mundos  baixados pelo jogador, ele pode ser um mapa de aventura, quebra cabeça etc.


Minecraft pode não parecer, mas é muito divertido porque ele consiste em exploração, mineração, construção etc. Ele não parece ser um jogo bom por causa dos gráficos, más só da para ver a graça do jogo jogando.

Vou dar um exemplo de como é o jogo. Aqui vai algumas construções que eu mesmo fiz:

















































Eu sei que isso não é nada comparando com o que outras pessoas fazem, mas que deu trabalho com certeza :)

Download (Torrent - Veja como baixá-lo)
Antes de entrar no jogo, marque a opção force update para atualizar seu jogo para a ultima versão.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Novidades da atualização 1.4

Já faz tempo que eu não atualizo o blog, então hoje eu decidi mostrar o que terá de novo na atualização Pretty Scary Update (1.4) que está perto do lançamento.

Itens:

Vaso de flores: este item te permite colocar uma flor sobre ele, sendo assim você pode por flores em qualquer lugar do mapa.













Item frame: com ele você pode colocar qualquer item como se fosse um quadro, se você coloca um mapa ele vai mostrar realmente onde você está, a bússola vai apontar para seu spawn point e o relógio vai funcionar normalmente.

























Cerca de pedregulho/pedregulho com musgo: um novo item muito interessante, ele funciona igual a cerca, mas ainda não tem um portão. Existe duas versões, a de pedregulho e a de pedregulho com musgo.

























Botão de madeira: igual ao de pedra, a diferença é que ele pode ser ativado por uma flecha.
Obs: agora para criar um botão é necessário apenas uma pedra/madeira.













Cenoura: ela pode ser plantada igual ao trigo ou pode ser consumida pelo jogador para aumentar a barra de fome, existe também a cenoura dourada, para fazê-la basta colocar a cenoura no meio da mesa de trabalho e em volta dela coloque pepitas de ouro (gold nugget) igual a antiga maçã dourada, a cenoura dourada serve para fazer a nova poção de night vision.
Obs: as cenouras douradas mudarão de textura a partir da snapshot 12w36a













Batata: pode ser plantada e consumida igual as carnes. Ela deve ser cozinhada na fornalha para maior proveito. As três versões da batata são: batata crua, batata cozida e a batata envenenada que se for consumida pelo jogador ele tem a chance de receber o efeito de veneno.














Armaduras de couro: agora elas podem ser pintadas com corantes, uma novidade muito interessante.

























Poção de visão noturna: finalmente chegou uma nova poção, a poção de visão noturna que permite você enxergar qualquer lugar escuro, ótimo para explorar cavernas ou sair de casa à noite. Para fazê-la você deve utilizar a cenoura dourada, para aumentar a duração utiliza-se redstone e para transforma-la numa poção arremessável coloque pólvora.





































Poção de invisibilidade: isso mesmo! Agora existe uma poção de invisibilidade que permite deixar o jogador ou um mob invisível. Para fazê-la coloque a poção de night vision e um olho de aranha fermentado no suporte de fermentação, use redstone para aumentar a durabilidade do efeito e pólvora para transformá-la em uma poção arremessável.





































Beacon: para usa-lo você tem que construir uma pirâmide de ferro, ouro, diamante ou esmeralda e colocar o bloco no topo. Ele te oferece poderes dependendo do tamanho da pirâmide, os poderes que ele te oferece são: velocidade, pressa, super pulo, resistência, força e regeneração, além de cada poder ter um nível. Se você se afastar muito da pirâmide você perde o poder. Para ativar algum poder você tem que pagar com diamante, barra de ferro, barra de ouro ou uma esmeralda. Nas antigas snapshots não existia uma forma de criar esse bloco, agora na nova snapshot é possível cria-lo usando um novo item, a estrela do nether. Quando acionado ele vai emitir um feixe de luz.





































Bloco de comandos: ele serve para executar algum comando através de sinais de redstone. Só pode ser obtido digitando /give "seu nome" 137 "quantidade".

























Estrela do Nether: essa estrela vai cair de um wither quando ele morrer, ela serve apenas para fazer o beacon block.


























Cenoura em uma vara: ela serve para controlar um porco quando montado nele, ou apenas atrai-lo.

























Cabeça dos mobs: elas só poderão ser usadas no criativo (com exceção da cabeça do esqueleto wither). Essas cabeças servirão como uma máscara ou como um enfeite, a cabeça do esqueleto wither cairá raramente dele e servirá para invocar o wither boss.

























Torta de abóbora: mais um item comestível, feito com abóboras, sendo assim a terá mais valor achar e plantar abóboras. Essa torta restaura 8 barrinhas de fome (4 completas), o mesmo de um bife.













Bigorna: ela serve para reparar e nomear itens, usando experiência, por exemplo, você coloca dois itens danificados em troca de um reparado, usando a quantidade exigida de experiência. Se você colocar dois itens danificados terá a oportunidade de nomeá-lo, mas você irá gastar mais experiência. Qualquer item pode ser colocado para reparo ou troca de nome. Esse item também é afetado pela gravidade e possui três estados, bigorna, bigorna levemente danificada e bigorna gravemente danificada, sendo danificada por queda.





































Mobs:

Os zumbis irão infectar os moradores: agora quando um zumbi matar um morador, ele terá a chance de se transformar em um morador zumbi, com 50% de chance de infecção no médio e 100% no difícil, o morador zumbi tem a textura da cabeça parecida com a de um morador, para o diferenciar de um zumbi normal. Se você jogar uma poção de fraqueza e depois clicar com o botão direito do mouse segurando uma maçã dourada, ele começara a tremer e se transformará em um morador novamente depois de um tempo.













Mobs com armaduras: agora alguns mobs poderão usar itens como armaduras, espadas e ferramentas.





































Novo boss: um novo boss chamado Wither que tem 300 de sangue (o enderdragon tem 200), um esqueleto preto de três cabeças que voa e ataca cabeças de wither no jogador, essas cabeças explodem e jogam um efeito parecido com o veneno, mas ele deixa a barra de sangue do jogador preta e também pode matá-lo. Como ele tem três cabeças ele pode atacar três cabeças de wither de uma só vez, em qualquer direção. Quando ele chega a metade da saúde ele recebe uma espécie de escudo contra flechas, quando ele ganha esse escudo, qualquer flecha que você disparar nele será rebatida e ele não levará nenhum dano. Ao olhar para ele você notará que o céu ficará escuro.













Novo mob, esqueleto wither: Ele vai aparecer apenas em fortalezas no nether. É parecido com um esqueleto normal, só que mais alto, preto e ataca com uma espada de pedra. Quando você é atingido por ele você recebe o mesmo efeito que as cabeças wither de dão, só que com menos durabilidade.













Morcego: o primeiro animal capaz de voar no minecraft. Ele é um mob passivo que aparece em cavernas e lugares escuros, dorme durante o dia. Possui seu próprio ovo de desova. Talvez com o morcego tenha uma possibilidade de eles acrescentarem pássaros ao jogo futuramente.












Bruxa: nasce apenas em cabanas do pântano, foi baseada em um morador. É u hostil e ataca com poções de veneno, lentidão etc e também usa as poções em si mesmo, por exemplo, se ela começar a queimar, ela vai tomar uma poção de resistência ao fogo ou se ela levar dano tomará uma poção de cura. Algumas poções não tem efeito sobre ela. Ao morrer deixa cair itens para poções como redstone, pólvora etc e raramente poções de cura e resistência ao fogo. No modo criativo ela também tem um ovo de desova.













Estruturas:

Cabana do pântano: essa estrutura é o único lugar onde a bruxa poderá nascer, e como o nome diz, ela só pode ser encontrada no pântano.














Outras coisas:

Sistema de troca: agora o sistema de troca com os aldeões mudou. A cada troca você libera outra melhor, se você bater no aldeão você perde um tipo de troca ou até perde a oportunidade de trocar.
Obs: agora quando uma troca foi bem sucedida, as partículas que saem do aldeão mudaram.

Novos sons: atualizado e acrescentado vários sons ao jogo, como o som da aguá, lava, minecart etc.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Usando o tripwire

Com a nova versão do minecraft (1.3.1) foi adicionado um novo item chamado tripwire, então eu decidi mostrar o básico de como usa-lo.

Você vai precisar de:
2 tripwires
linhas, dependendo do tamanho desejado (máximo 40)
pó de redstone
um item para ser ativo com o redstone
um bloco para ter onde colocar o tripwire

Como fazer:

1º: coloque um bloco e um tripwire no lugar desejado, faça o mesmo para o outro tripwire.













2º: ligue um tripwire com o outro usando a linha, note que ele se conecta.













3º: ligue o redstone no tripwire e num item desejado.













pronto, quando você passar por cima da linha o redstone vai ativar.













com o tripwire vai ficar muito mais fácil e vantajoso fazer armadilhas, porque é muito difícil de ver a linha, diferente da placa de pressão.